blog

Jesus

domingo, 4 de dezembro de 2011

EUA: brinquedos não podem mais acompanhar McLanche Feliz

Crianças norte-americanas podem dar adeus aos brinquedinhos de plástico que vem junto com o McLanche Feliz, pelo menos na principal cidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Uma nova lei que entrou em vigor em São Francisco impede que restaurantes e fast-foods forneçam brinquedos em suas refeições se o alimento não atender às exigências nutricionais.
E as refeições para crianças no McDonald’s não atendem. Elas deveriam ter menos de 600 calorias, conter frutas (meia xícara), legumes (3/4 de xícara), ter menos de 35% do total de calorias provenientes de gordura, menos de 640 miligramas de sódio e menos de 0,5 miligramas de gorduras trans.
O McDonald’s não atende a cota necessária de frutas e vegetais – o picles e as cebolas do hambúrguer não chegam nem perto dos 3/4 de xícara exigidas. E as batatas fritas não contam como um vegetal.
A nova lei vai afetar cerca de 50 fast-foods em São Francisco, incluindo Burger King e Subway. Esses esforços estão voltados para a resolução da epidemia de obesidade infantil nos Estados Unidos.
Aproximadamente um terço das crianças norte-americanas está acima do peso ou obesas. Há muito tempo defensores de saúde acusam fast-foods por seduzirem as crianças com brinquedos vinculados a personagens de filmes para que comam refeições ricas em gordura e sódio.
Iniciativas semelhantes com a nova lei têm sido propostas em Nova York em um esforço para reduzir a obesidade infantil. E o Condado de Santa Clara começou a proibição no início do ano passado.
Agora, os pais que comprarem em algum dos 19 McDonalds espalhados por São Francisco terão que solicitar o brinquedo separadamente e pagar por ele. O dinheiro será doado para uma instituição de caridade. Em comunicado oficial, a empresa afirmou “enquanto nós vamos cumprir integralmente essa lei, também temos a responsabilidade de dar aos nossos clientes o que eles querem”.
Neste ano, o McDonald’s anunciou que iria renovar o McLanche com opções mais saudáveis. As novas refeições acompanham fatias de maça, porção reduzida de batatas fritas e novas opções de bebida, como leite com chocolate com baixo teor de gordura. Essas mudanças tiveram início em setembro e se espalharão por todo os Estados Unidos até março de 2012. Mesmo assim, a nova versão do McLanche feliz não atende os requisitos de uma refeição suficientemente saudável.





Fonte:
[CNN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário