blog

Jesus

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tribunal londrino concede liberdade condicional a fundador do WikiLeaks



Recurso da procuradoria sueca foi recusado, e Assange pode ser liberado.

Acusado de crimes sexuais, ele corre risco de ser extraditado para a Suécia.

A Alta Corte de Londres confirmou nesta quinta-feira (16) a decisão de conceder liberdade condicional, mediante pagamento de fiança, a Julian Assange, fundador do site WikiLeaks.

A corte recusou uma apelação da procuradoria da Suécia, que queria manter Assange preso até 11 de janeiro, quando ocorrerá uma nova audiência.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, é visto em veículo da polícia nesta quinta-feira (16) em Londres.
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, é visto em veículo da polícia nesta quinta-feira (16) em Londres. (Foto: Reuters)
Um juiz de um tribunal inferior havia decidido na terça-feira conceder a liberdade condicional ao fundador do WikiLeaks, mas ele seguia detido por conta do recurso dos advogados que defendem os interesses suecos.

Assange é acusado por duas ex-voluntárias do WikiLeaks de coação sexual e de ter mantido relações com elas sem usar preservativos - o que, na Suécia, é considerado uma forma leve de estupro.

As autoridades suecas querem que ele seja deportado para o país para ser ouvido no caso.

Ele rejeita as acusações, quer evitar a extradição e se diz vítima de perseguição política.

Mark Stephens, um dos advogados de Assange, disse que o dinheiro da fiança, 200 mil libras esterlinas, deve estar disponível nesta quinta.

O WikiLeaks tem gerado polêmica nas últimas semanas, desde que começou a divulgar aos poucos mais de 250 mil comunicações secretas da diplomacia norte-americana, irritando o governo norte-americano e governos e entidades ao redor do mundo.






Fontes:
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário